Você tem vergonha de usar aparelho auditivo?

 Você tem vergonha de usar aparelho auditivo?

Não se preocupe! Esse é um sentimento comum e que pode ser provocado por diferentes fatores, mas, em geral, diz respeito a uma barreira como reação à dificuldade de lidar – principalmente – com a curiosidade e o julgamento das outras pessoas.

O fato é que a forma como você vê o seu próprio aparelho auditivo influencia no comportamento dos outros.

Sendo assim, é importante que o seu aparelho auditivo seja encarado como um facilitador fundamental para a recuperação da capacidade de escutar e de interagir com o meio social, melhorando muito a sua independência, a sua autoestima, a sua qualidade de vida e os seus relacionamentos.

Eu trouxe aqui algumas dicas para te ajudar a superar a vergonha de usar o aparelho auditivo e te explicar um pouco sobre a importância de combater esse sentimento negativo.

Vamos lá?

No início do processo de adaptação do aparelho auditivo, é comum sentir insegurança e até um pouco de medo e receio. Além disso, os olhares e comentários das pessoas à sua volta podem ser tão incômodos que você prefere ficar sem os aparelhos auditivos do que aguentar determinadas situações.

O que eu considero mais importante é você pensar se vale mesmo a pena sentir vergonha de usar um dispositivo que vai te trazer inúmeros benefícios.

Mas como facilitar esse processo?

1- seja paciente com as pessoas curiosas: quando as pessoas te incomodarem, é importante ser paciente e considerar que há situações em que as pessoas estão curiosas apenas em relação ao aparelho — nem sempre elas têm o objetivo de emitir opiniões maldosas e depreciativas. Por outro lado, também é importante você analisar que a perda auditiva não tratada chama mais atenção e gera mais comentários do que o próprio uso do aparelho auditivo.

2- personalize o seu aparelho: as empresas têm investido em tecnologia para oferecer aparelhos mais discretos e menores. Entretanto, algumas pessoas aproveitam a novidade de usar aparelhos e customizam com cores diferenciadas e até mesmo adesivos personalizados.

3- pense sempre nos benefícios que o aparelho auditivo te dá: capta e amplifica os sons externos. Ele deve ser considerado um equipamento como os óculos de grau, que têm o objetivo de facilitar as atividades cotidianas. O principal benefício do aparelho auditivo é a melhoria da comunicação, pois permite que você participe de conversas sem a necessidade de pedir que repita o que foi dito, ou fingir que entendeu tudo. Dessa forma, combate o isolamento e recupera o convívio social.

4- troque experiências com pessoas que também usam aparelho auditivo: conversar com pessoas que utilizam aparelhos auditivos pode ajudar muito. A troca de experiências te auxilia a perceber que há outras pessoas com a mesma condição e que conseguem prosseguir com a vida normalmente e de uma maneira melhor com a utilização do aparelho.

5- faça o exercício prático: faça uma lista com os pontos negativos de se usar aparelhos auditivos e depois faça uma outra lista com os pontos positivos que esse uso proporciona. Se fizer de uma forma sincera e adequada, verá que certamente os benefícios serão muito maiores quando comparados aos aspectos que desagradam.

Dra Thelma Taborda

Fonoaudióloga – CRFa 2-11.364

(19) 99622-8598

Raphaela Vitiello

Raphaela Vitiello

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!