Natação conquista 56 medalhas e se prepara para importantes competições neste semestre

 Natação conquista 56 medalhas e se prepara para importantes competições neste semestre

Com um total de 56 medalhas, sendo 20 de ouro, 22 de prata e 14 de bronze, a equipe de natação da ADI/Prefeitura de Indaiatuba abriu a temporada 2020 no último sábado (7), durante Torneio Regional Petiz a Sênior da 2ª Região, promovido pela Federação Aquática Paulista e realizado na Sociedade Esportiva Gran São João, em Limeira.

“A natação sempre se destacou e em 2020 não deve ser diferente. Estamos investindo mais no trabalho de base e já colhemos frutos no ano passado”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. Em Limeira, a equipe local foi representada por 40 nadadores, das categorias Petiz a Sênior. O evento contou com a presença de 435 atletas de 18 entidades federadas e vinculadas.

“Foi o primeiro evento do ano, mas já serviu como seletiva para a formação da Equipe Regional que disputa o Troféu Kim Mollo, em maio, e também preparatório para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado na Argentina, no final deste mês”, destaca Cristian Mauro Soldano, técnico da equipe, que conta ainda com os treinadores Bruno Dorado, da Base 1, Rodrigo Fukuda, da Base 2, e o auxiliar técnico João Antonio Pereira.

O XXVII Troféu Kim Mollo – Campeonato Inter-Regional de Natação acontece nos dias 22 a 24 de maio, em local a definir. “São Paulo está dividido em sete regiões e cada uma monta sua equipe. Pertencemos à Região 2, que ainda terá mais dois campeonatos seletivos para formar sua seleção”, explica o técnico. “Queremos aumentar dos quatro atletas que colocamos na seleção regional em 2019 para dez neste ano”.

Este trabalho é resultado do investimento na base. “Indaiatuba começou também a se destacar não apenas com os atletas do Absoluto, mas também nas categorias de base”, destaca Cristian. “Tínhamos uma base pequena e uma qualidade grande lá em cima. Agora conseguimos ter uma base maior, com uma qualidade muito boa e ainda manter a qualidade dos atletas de alto rendimento. Este é o segundo ano em que trabalhamos desta maneira junto com a Secretaria Municipal de Esportes”.

Sul-Americano

Mas antes do Troféu Kim Mollo, a equipe participa de duas importantes competições. “A atleta Mercedes Carolina Toledo Salazar está se preparando para o Campeonato Sul-Americano de Natação Absoluto, que acontece entre os dias 25 a 29 de março em Buenos Aires, na Argentina. Já consta como seletiva olímpica, com atletas de altíssimo rendimento”, afirma o treinador.

Na sequência, a equipe disputa o Troféu Maria Lenk 2020, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 25 de abril, no Parque Aquático Maria Lenk. “Esta será a única seletiva olímpica que o Brasil fará para definição da equipe para os Jogos Olímpicos e Indaiatuba será representada por oito atletas”, ressalta Cristian. O objetivo, segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), é oferecer chances iguais a todos os atletas da modalidade.

“Gostaríamos de agradecer o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Esportes, do nosso secretário Marquinhos, coordenadores, fisioterapeutas, preparador físico e os nossos patrocinadores: UniMAX e Bar do Zé Ferreira”, completa o treinador. 

Raphaela Vitiello

Raphaela Vitiello

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *