Mitos e verdades sobre os descongestionantes nasais

 Mitos e verdades sobre os descongestionantes nasais

Descongestionantes nasais são medicamentos de ação vasoconstritora, ou seja, faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo seu volume. São indicados para obstrução nasal aguda e em alguns procedimentos pós-operatórios. Devido aos efeitos colaterais e risco de dependência, devem sempre ser utilizados sob prescrição médica.
Para entender melhor os efeitos desses fármacos, o Dr. André Fraga Moreira, otorrinolaringologista do Consulta Aqui, elaborou uma lista do que é mito e verdade sobre o assunto.
-Descongestionante nasal vicia.
Verdade. Esses medicamentos são produzidos a partir de substâncias como a oximetazolina, nafazolina e xilometazolina, que podem causar dependência. -Descongestionantes nasais causam hipertensão arterial e taquicardia.
Verdade. Por possuírem efeitos semelhantes ao da adrenalina, podem causar taquicardia, aumento da pressão arterial e arritmia.
-O uso constante de descongestionantes nasais pode matar.
Verdade. Em casos mais graves, podem levar o usuário a uma parada cardíaca e, consequentemente, à morte.
-Crianças podem usar descongestionantes nasais.
Mito. Crianças, principalmente as menores de seis anos, não devem usar tais medicamentos, pois, terão as mesmas reações dos adultos (taquicardia e aumento de pressão), porém, por conta do menor peso, em maior intensidade.
-Idosos podem usar descongestionantes nasais.
Verdade. Porém, seguindo recomendação médica e com muita cautela, pois, nessa faixa etária há maior frequência de problemas cardíacos e de hipertensão.
-Existem descongestionantes nasais naturais.
Mito. Contudo, inalações com soro fisiológico ou vapor d’água do próprio banho podem ajudar a soltar a secreção e a umidificar as narinas em dias mais secos.
-Descongestionantes nasais “corroem” o nariz.
Mito. Não existem casos relatados de tal fato.
-A utilização de descongestionantes nasais por mais de cinco dias pode causar rinite medicamentosa.
Verdade. Constitui-se como efeito colateral do medicamento.
-Descongestionantes nasais causam sinusite.
Mito. Não existe relação do aparecimento da doença como efeito colateral do fármaco.
-Descongestionantes nasais devem ser usados em caso de COVID 19 para dissolver a secreção (catarro) e conter inflamações internas. Os do tipo “spray”, inclusive, ajudam na prevenção da doença.
Mito. Não existem estudos em relação ao assunto. No mais, qualquer sintoma persistente de obstrução nasal deve ser investigado por um médico. “A automedicação com descongestionantes nasais pode trazer graves riscos à saúde. O ideal é sempre procurar um otorrinolaringologista para, se necessário, indicar e orientar a forma correta de utilização”, adverte o Dr. Fraga.

Raphaela Vitiello

Raphaela Vitiello

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!