Festa junina em casa: 4 receitas para comemorar na quarentena

 Festa junina em casa: 4 receitas para comemorar na quarentena

Comidas típicas com sabor de quermesse que não podem faltar no cardápio

A culinária junina além de ser muito atrativa pela diversidade de sabores também é considerada uma comfort food, pois carrega um grande valor sentimental em nossa cultura. Geralmente, a festividade e os pratos típicos estão fortemente ligados às lembranças de infância e comemorações com amigos e família, o que tornam a data ainda mais especial.

O grande anfitrião desta gastronomia brasileira é o milho, alimento rico nutricionalmente e muito versátil na cozinha, podendo ser usado em diversos pratos doces e salgados. Outros ingredientes que ganham destaque são o coco e as especiarias, que dão um sabor único às preparações. Para comemorar essa data especial em casa e em segurança, a professora de nutrição do UniMetrocamp, Gisele Florêncio, separou quatro receitas que não podem faltar no seu cardápio junino. 

Canjica com especiarias

Ingredientes:
1xic de milho para canjica
200ml de leite de coco
1/2 xic de açúcar
3 cravos da índia
2 ramas de canela
Raspas de 1 laranja (sem a parte branca)
Amendoim sem sal torrado e triturado para servir 

Modo de Preparo: Deixe o milho da canjica de molho em água fria por 12h. Em uma panela de pressão coloque o milho com a água, leite de coco, açúcar, o cravo e a canela e misture. Leve ao fogo médio por 25 min após pegar pressão. Após os 25 min de cozimento, retire a pressão e leve ao fogo baixo, com a panela destampada mexendo por 10min ou até  engrossar o caldo. Desligue o fogo, sirva a canjica e adicione as raspas de laranja, amendoim torrado e canela em pó a gosto.

Bolo de mandioca com coco
Ingredientes:
500g de mandioca crua ralada
4 ovos 
1 xic de açúcar
50g de manteiga em temperatura ambiente
100g coco ralado 
200ml de leite de coco
1 pitada de sal

Modo de Preparo: Lave a mandioca ralada em um escorredor, passe para um pano de prato limpo e torça até sair todo o líquido. Bata os ovos com o fouet ou garfo, adicione o açúcar e bata até misturar.  Adicione a manteiga e o leite de coco e misture. Coloque o sal e por último o coco ralado e a mandioca. Leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 1 hora, em forma untada. 


Curau 

Ingredientes:
4 espigas de milho 
300ml de leite 
200ml de leite de coco
3/4 xic de açúcar
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Canela em pó para polvilhar.

Modo de Preparo: Bata os 4 primeiros ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coe a mistura do liquidificador direto em uma panela, adicione a manteiga e leve ao fogo médio até engrossar. Sirva quente ou gelado com canela.

Bolo de milho verde sem farinhaIngredientes:
10 espigas de milho
1 xícara de óleo vegetal
1 e 1/2 xícara de açúcar 
3 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo: Bata no liquidificador os ovos e o açúcar até misturar. Adicione em seguida o óleo e bata mais um pouco. Em seguida, adicione metade do milho, bata até ficar homogêneo e adicione a outra metade. Por último adicione uma pitada de sal e o fermento em pó e mexa delicadamente com uma colher ou fouet. Unte uma forma com furo no meio e leve ao forno pré aquecimento a 180ºC por aproximadamente 50min.

Sobre o Centro Universitário UniMetrocamp 
O Centro Universitário UniMetrocamp é referência em educação com qualidade e inovação desde 2002, oferecendo aos alunos educação de padrão internacional, por meio de um corpo docente especializado, infraestrutura de nível mundial – com 18 laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo atualizado e salas de aula modernas – além de programas de suporte ao aluno (Care) e programas internacionais, como curso de inglês, intercâmbio para os EUA e palestras com professores estrangeiros. Com 14 anos de experiência em Campinas/SP, a instituição investe constantemente para formar cidadãos profissionais com experiência de aprendizado internacional, capazes de suprir as demandas do mercado de trabalho, bem como atingir seus objetivos educacionais e de carreira.

Cursos e estrutura
O Centro Universitário UniMetrocamp possui 40 cursos de graduação nas áreas de Arquitetura, Comunicação, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Tecnologia e Educação. Com mais de 14 mil m² de infraestrutura de padrão internacional, a faculdade possui 18 laboratórios com equipamentos de última geração, 110 salas de aula modernas e equipadas com ar condicionado e 1 auditório com capacidade para cerca de 250 pessoas.

Raphaela Vitiello

Raphaela Vitiello

Post relacionados

1 Comentário

    Avatar
  • Gostei muito deste artigo em seu site, aqui é a Regina Da Silva seu site tem muita qualidade parabéns.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!