Artista plástico e contemporâneo exalta beleza e cultura negra em obras de arte

 Artista plástico e contemporâneo exalta beleza e cultura negra em obras de arte

Em série, Marcelo Kovalev pinta rostos de mulheres e valoriza traços de pessoas negras

Rostos que expressam cultura e beleza africana marcam o trabalho do artista plástico e contemporâneo brasileiro Marcelo Kovalev, que já possui reconhecimento internacional. O profissional traz em suas telas detalhes sobre rostos femininos negros, aliados ao conceito de realeza e luxo moderno. As peças de arte estão presentes em diversos locais, como Estados Unidos e Europa, além do Brasil.

“Em minhas obras, a intenção é dar valor ao povo negro, que mais sofre desvalorização, sobretudo as mulheres pretas. Seja pelo tom escuro de pele, seja pelo simples fato de ser mulher”, explica Kovalev. Traços marcantes, cores vibrantes e adornos exaltam a beleza de das pessoas negras, com o intuito de trazer olhar e apreciação para as peças.

Ao retratar o rosto de mulheres negras, a intenção do artista é trabalhar também o empoderamento. São rostos que Kovalev cria, em tinta a óleo, e que passam por intervenção digital e recursos contemporâneos a cada peça. “Além disso, trabalho com elementos que transpareçam a ideia de realeza. O dourado, por exemplo, simboliza a riqueza, trazendo a característica a um povo que nunca esteve na parede da corte real”, acrescenta o artista.

Reflexões sobre racismo foram uma das inspirações do artista para a criação das peças. O preconceito de raça é algo que existe no mundo todo, mas muitas pessoas não o enxergam, segundo Kovalev. “Em um país como o Brasil, em que a população preta é de mais de 9%, segundo o IBGE, é extremamente importante exaltar a beleza e cultura de povos negros”, afirma o Kovalev.

Kovalev passa parte do ano no leste europeu, região que proporciona ao artista contato com diferentes culturas do mundo. Essas referências ficam evidentes ao apreciar os traços e composições na tinta a óleo.

Atualmente, mostras de design e arquitetura de luxo são compostas com peças de Kovalev. No Brasil, uma delas é a Artefacto de João Pessoa (PB). “A peça Royal Soul LV I, presente na mostra, é a única da série disponível no mercado. A obra faz referência à realeza contemporânea, com símbolos do fashion luxo em evidência”, ressalta o artista. Outras cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Curitiba, (PR) e Balneário Camboriú (SC) também concentram peças de Kovalev.

Raphaela Vitiello

Raphaela Vitiello

Post relacionados

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!